quarta-feira, 21 de maio de 2014

Chili com Carne

Maio é um mês de festas de anos. De repente juntam-se amigos cá em casa e num abrir e fechar de olhos somos quase 20 pessoas a jantar.
Este ano optei por fazer uma coisa fácil, rápida e que não me obrigasse a estar o tempo todo na cozinha.
Fiz um Chili com Carne umas horas antes e só tive que fazer um arroz branco no momento!
Tenho noção que esta receita está longe da original mexicana, mas é a minha receita feita para portugueses.
Para 20 pessoas usei:
1,5Kg de Tomate maduro cortado em bocados
3 Cebolas grandes laminadas
10 dentes de Alho
2Kg de Carne de vaca picada
2 Cenouras raladas
3 Pimentos encarnados assados (pode ser uma embalagem de pimentos já assados) em tiras finas
1 Pimento amarelo ou verde cortado em tiras finas
1Kg Feijão encarnado (pode ser de lata)
1 molho grande Coentros picados
Malagueta qb
Sal e Pimenta qb
Natas azedas (crème fraiche/sour cream)
10 Limas
Azeite qb

Esta receita é tão fácil e rápida que não vale a pena usar tomate de conserva, não há nada melhor que um molho de tomate caseiro.
Para o molho de tomate, colocar um fio de azeite, o tomate cortado, 1 cebola laminada e 3 dentes de alho esmagados (até pode ter a casca) numa panela. Temperar com sal e pimenta, tapar e deixar cozinhar em lume médio/baixo até ficar tudo tenro e cozinhado.
Rectificar os sabores e triturar tudo com a varinha mágica. Passar o molho num passador para retirar as peles e grainhas e voltar a colocar na panela.

Numa outra panela em lume alto, colocar azeite, as restantes cebolas, as cenouras raladas e o restante alho grosseiramente picado.
Quando estiver tudo dourado, colocar a carne picada e fritar sem parar de mexer para não criar bocados grandes. Quando a carne ganhar uma cor uniforme, colocar os pimentos, o molho de tomate e o feijão sem ser escorrido. Temperar com sal e pimenta, colocar a tampa e deixar estufar durante 30min em lume baixo.
Passado esse tempo, salpicar com metade dos coentros, rectificar os temperos e se necessário colocar malagueta a gosto.

Servir com arroz branco e juntar as natas azedas, mais coentros, malaguetas e sumo de lima.

Nota: Este é um excelente prato para crianças, basta não colocar a malagueta e ter cuidado com a pimenta.

4 comentários:

  1. Eu faço como o Jamie, com cominhos e milho, o resto é igual, fica optimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda pensei em acrescentar milho, mas já estava tão doce com o molho de tomate feito por mim que achei melhor não pôr. Cominhos, nunca me lembraria, vou experimentar!

      Eliminar
  2. Olá Tábua de Cozinha o meu namorado e eu estamos muito contentes que tenha voltado a postar! já lhe tínhamos escrito com pena e saudades das suas receitas! Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. FS, São estes simpáticos comentários que me fazem querer alimentar este espaço sempre. Mas às vezes o tempo não nos permite. Vou sim fazer um esforço para ir dando novas ideias aos meus seguidores. Muito obrigada, Ana

    ResponderEliminar