domingo, 14 de dezembro de 2014

Salmão Fumado

Já faz algum tempo que não passava por aqui. Não foi por falta de vontade, mas apenas por estar numa daquelas fases em que o que gostamos de fazer passa para 3º, 4º ou mesmo 5º plano.
Espero ter tempo para retomar a alimentar este espaço que tanto gosto.

Enfim, passemos ao que importa.
Como já disse várias vezes, tenho a sorte de ter alguns amigos que gostam de ser meus cobaias, são entusiastas de tudo o que faço e dão-me tanto alento a fazer coisas diferentes que por mim tê-los-ia sentados na minha mesa redonda todos os dias!
Lembrei-me de fumar um salmão. Sim, fumar o salmão em casa. Não tem nada a ver com o salmão fumado desidratado a que estamos habituados a comprar no supermercado, mas sim um salmão tenro, suculento e cheio de sabor.
E sabem que mais? O processo todo demora 20 minutos no máximo!



Para 8 pessoas usei:
400gr lombo Salmão fresco com pele e sem espinhas (pedir a parte mais gorda)
150gr Arroz basmati
3 c. sopa chá (Eu usei umas misturas chinesas, mas pode ser Earl Grey)
1 c. sopa Pimenta Preta em grão
1 c. sobremesa Pimenta Sechuen
2 estrelas de Anís partidas
2 paus de Canela partidos
Sal grosso qb
Pimenta preta moída qb

Limpar, secar e temperar o salmão com sal grosso e pimenta. Reservar.
Num wok, ou panela alta e que tenha tampa, forrar o fundo com 3 folhas de folha de alumínio.
Colocar no fundo, por esta ordem, o arroz, o chá, as pimentas, o anís e a canela.
Tapar, colocar sobre lume alto e esperar até fazer fumo (mais ou menos 10 minutos).
Quando o arroz começar a queimar, pousar uma grelha no fundo e colocar o salmão com a pele para baixo. Tapar e deixar fumar uns 7 minutos.
O salmão deve ser retirado após esse tempo e ser servido quente ou frio.

Nota: Os 7 minutos são para um salmão pouco cozinhado, mas depende muito de cada um. Não há nada como fazer uns testes!
Eu acompanhei com uma salada de rebentos de rabanetes e abacate, mas até pode ser apenas com limão e umas tostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário